top of page

Surdos Oralizados x Surdos Sinalizados


Surdos oralizados:


São pessoas que leem lábios, que falam (ou não), que dominam o português escrito e até mesmo outros idiomas e que usam (ou não) a tecnologia para voltar a ouvir.


Surdos sinalizados:


São pessoas que conversam por meio da Língua Brasileira de Sinais. Têm como a primeira Língua a Libras, pois possuem muitas dificuldade para compreender a Língua Portuguesa.

Na busca de estar conectado com os sons do cotidiano, muitas pessoas recorrem ao uso de aparelho auditivo ou implante coclear. O uso do aparelho auditivo é recomendado para aqueles que têm perda auditiva de leve a moderada; já os implantes cocleares para aqueles que têm perda auditiva de severa a profunda.

Aparelhos auditivos:


Também conhecidos como prótese auditiva, é recomendado para quem apresenta perda da capacidade auditiva inferior a 70 decibéis. Amplifica os sons que o usuário não percebe devido à sua perda auditiva. São de uso externo e não é necessário implantá-los com cirurgia. Além disso, permite maior compreensão nas conversas telefônicas e permite diferenciar sons cotidianos, como por exemplo: automóveis e pessoas que se aproximam.

Implantes cocleares:

É recomendado para quem apresenta perda da capacidade auditiva igual ou superior a 70 decibéis. O som é transmitido ao cérebro graças aos eletrodos que substituem as células auditivas lesionadas ou defeituosas no ouvido interno. Como próprio nome indica, o implante é fixado especificamente na cóclea, e facilita o desenvolvimento auditivo e da linguagem. É possível voltar a escutar música, falar por telefone e participar de conferências.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page