top of page

Pandemia -Máscaras e a Surdez

Atualizado: 21 de mar. de 2021

A pandemia trouxe o isolamento social e trouxe a máscara como recurso de proteção contra um vírus ao qual nem ainda sabemos direito como vencer.


Atualmente estamos avançando com o surgimento da vacina e com ela novas variantes do vírus que parou o mundo praticamente e agora está parando o Brasil com sua incidência alarmante de casos e mortes por dia.


A cada 3 minutos um a pessoa morre de Coronavírus só no Brasil. Absurdo não é? Mas quero falar da relação da máscara e a surdez.


Inúmeras pessoas sofreram e ainda sofrem e dentre esse coletivo existe um grupo invisível de #surdosqueouvem que dependem de recursos tecnológicos como aparelhos auditivos e implantes cocleares além claro da leitura labial.


Mas com o uso obrigatório de máscaras como ficamos? Não ficamos, nos viramos, nos esforçamos além da medida pra entender e se fazer ser entendido. Luta diária nossa de cada dia.

Até quando?


O tempo dirá...


Seguimos depois de 1 ano de pandemia ainda na utilização de mascaras e o desafio de ser surdos e não entender o que dizer devido a impossibilidade de realizar a leitura labial.


A pandemia está longe ainda de terminar e nós temos nos acostumado a esse novo normal que exige a máscara o tempo todo e em todos os lugares.


Nossa forma de lutar é exigir legendas, exigir respeito e compreensão por parte da sociedade ouvinte em relação a nossa dificuldade de entendimento.


A surdez é invisível, mas nós não!


Psicóloga Josiane

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page