Atender Surdos Oralizados?



Quando iniciei como psicóloga com atendimento voltado para surdos. Realizei uma pesquisa para ver quantos profissionais atuavam na área e vi que muitos, mas no formato de atendimento em Libras que é super importante. Mas e os surdos oralizados? Eu sou surda oralizada e não encontrei um profissional que atuasse nessa demanda. Quando entrei para o grupo da @cronicasdasurdez no Facebook pude acompanhar as histórias e o sofrimento psíquico em relação a surdez.


E foi aí que resolvi unir forças com quem já é grande como a @cronicasdasurdez para somar. Eu como surda oralizada e ciente de todos os impactos que a surdez traz ao emocional e ao social de quem convive com essa condição abri este perfil e que de longe eu não imaginava que pudesse fazer a diferença.


Hoje somos uma família de 900 pessoas em sua maioria de surdos que acompanham e esperam ver informação e acolhimento. Esse é o propósito. Nesse percurso atendi vários surdos e os vi se libertando do armário da surdez ao passo que viam através da minha própria vivência que era possível e ainda o é.


Mas você que é psicólogo e deseja unir forças para atender esse público eu te dou algumas dicas abaixo, corre pegue 🖊 e papel ou mesmo guarde no notes do celular pra nunca esquecer:


✔ utilize ferramentas com acessibilidade que contenham legendas ao vivo.


✔Seu local de atendimento seja presencial ou online precisa estar bem iluminado para que se possa realizar a leitura labial.


✔ Sempre pergunte se seu tom de voz está confortável para que o mesmo possa ouvir bem através das tecnologias auditivas que utiliza.


✔ Caso no meio da sessão a bateria acabe aguarde o mesmo colocar novas pilhas ou baterias 🔋 para dar continuidade.


✔ Treine seu comportamento para evitar colocar as mãos na frente da boca porque nós como surdos oralizados realizamos leitura labial complementando as tecnologias auditivas que não fazem milagres mas são vitais para nossa sobrevivência em um mundo 🌎 cheio de sons.


#surdosqueouvem#surdezsemvergonha#surdosoralizados#psicologia#terapiaonline#comportamento#surdez


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo